Embora você possa pensar em disfunção erétil como um problema relacionado a homens idosos, as estatísticas mostram que esta doença afeta homens de todas as idades. De fato, cerca de 25% dos novos casos de problemas de ereção são de homens com menos de 40 anos de idade.

Em homens mais velhos, a disfunção erétil é frequentemente associada a problemas de saúde subjacentes, como doenças cardíacas ou diabetes. Mas e os homens jovens e saudáveis? Qual é a explicação para um homem de 30 anos em perfeita saúde sofrer de impotência masculina?

Na ausência de problemas de saúde física, precisamos cavar mais fundo para determinar a causa subjacente dos problemas de ereção. O que você pode não saber é que os fatores psicológicos são um fator importante que contribui para muitos casos de impotência sexual. Nesse caso, as estatísticas mostram que até 20% dos casos de disfunção erétil são de natureza psicológica.

Se você tem disfunção erétil e não pode atribuir a causa a problemas de saúde subjacentes, pode sentir que todos os seus problemas estão na sua cabeça. Embora os problemas psicológicos possam estar na raiz do seu problema, eles são tão válidos quanto muitas causas fisiológicas. Continue lendo para saber mais sobre as causas e como vencer impotência psicológica.

Quais são as causas psicológicas mais comuns da disfunção erétil?

Quando a disfunção erétil é causada por gatilhos psicológicos, ela é chamada de impotência psicológica. Entre as causas mais comuns desse tipo de disfunção estão as seguintes:

Estresse

Ansiedade

Problemas com o parceiro

Depressão

Ansiedade de desempenho

Culpa

Baixa autoestima

Dependência da pornografia

Muitos desses gatilhos estão correlacionados e você pode ser afetado por mais de um.

 

Como vencer impotência psicológica

A chave para o tratamento impotência masculina psicológica é identificar a causa subjacente. Em muitos casos, é preciso muita tentativa e erro. Como a maioria dos casos de disfunção erétil é causada por problemas fisiológicos, seu primeiro passo deve ser conversar com seu médico sobre suas preocupações. Depois de realizar um exame físico e revisar seu histórico médico, o médico fará perguntas e o testará para eliminar as causas físicas de seu problema de ereção fraca.

Soluções para o distúrbio da ereção psicológica

Embora as causas psicológicas da disfunção erétil possam ser mais complexas que as causas médicas, elas ainda são tratáveis. Você deve saber, no entanto, que a resolução da impotência psicológica pode não ser tão simples quanto tomar a pílula azul do Viagra. Os medicamentos contra a disfunção eréctil são concebidos para evitar as causas fisiológicas, tais como a pressão sanguínea baixa ou lesões vasculares. Eles não irão ajudar com ansiedade, estresse ou baixa autoestima. A melhor solução para a impotência psicológica enfrentará o problema na raiz.

A terapia comportamental cognitiva (TCC) é um tratamento comum e muito eficaz para os problemas psicológicos em geral, mas também para a impotência. Alimentado por um terapeuta, este tratamento ajuda a identificar e mudar os padrões não saudáveis ​​de pensamento e ação que possam contribuir para os seus problemas de ereção. Se o homem puder aprender a se entender melhor e compreender melhor seus padrões de pensamento, poderá mudar positivamente para resolver seus problemas.

Se o homem não estiver totalmente pronto para falar sobre sua impotência psicológica para um terapeuta, será capaz de experimentar algumas terapias alternativas em casa. Técnicas de relaxamento, por exemplo, podem ser benéficas para muitas causas de disfunção psicológica, incluindo estresse, ansiedade e depressão. Aqui estão algumas ideias que se pode experimentar:

Respiração rítmica – Concentrar-se na respiração com respirações longas e lentas pode ajudar a se afastar do estresse e da ansiedade para viver o momento. Tente inspirar lenta e profundamente depois de uma contagem de 5, depois prenda a respiração por 5 segundos antes de expirar lentamente com outra contagem de 5.

Meditação – Dez a quinze minutos de meditação por dia podem reduzir muito o estresse e a ansiedade. Existem muitas maneiras de praticar a meditação. Experimente algumas opções para ver o que é melhor para você.

Imagem guiada – Esta prática é para acalmar sua mente e diminuir a respiração, criando imagens pacíficas e relaxantes na sua cabeça. Também pode gerar um discurso interno positivo, afirmações pessoais e a dissipação de pensamentos negativos.