Cerca de 25% dos homens entre os 40 e 70 anos têm um grau moderado de disfunção eréctil, dos quais 10% são capazes de ter uma ereção (Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism). Na maioria dos homens que sofrem deste problema, está associado a possíveis alterações fisiológicas que dificultam a ereção. No entanto, nem sempre é devido a problemas de saúde significativos, mas pode ter a ver com estilos de vida pouco saudáveis, que geram consequências negativas nesta área.

Disfunção erétil como evitar: Maus hábitos

Algumas pesquisas da Universidade de Harvard indicaram que é possível melhorar, e até reverter, a disfunção erétil, fazendo mudanças simples no estilo de vida, o que também ajuda a melhorar o estado de saúde em geral.

Entre os maus hábitos cotidianos que podem contribuir para gerar ou manter os problemas de ereção, geralmente é destacada a falta de atividade física. Pesquisa da Universidade de Harvard aponta que com um nível moderado de exercício físico, é possível restaurar o desempenho sexual, em homens de meia-idade com obesidade e problemas de ereção. Mesmo algumas descobertas dessas publicações sugerem que caminhar 30 minutos por dia ajuda a reduzir cerca de 41% do risco de disfunção sexual em homens com excesso de peso. Exercer com alguma regularidade ajuda a bombear o sangue por todo o corpo, melhorando a circulação e com isso, a ereção.

Tenha uma boa alimentação

Uma alimentação desequilibrada pode ser um risco para desenvolver problemas de ereção, uma vez que a alta ingestão de alimentos gordurosos, carnes vermelhas e processadas, pode aumentar o risco. Pelo contrário, a manutenção de uma dieta saudável, com alto teor de frutas e vegetais, em que o peixe é incluído, tem sido associada a uma redução na probabilidade de sofrimento.

Estar acima do peso e com uma cintura muito larga também constitui um risco para este problema. Vários estudos mostraram que a obesidade pode aumentar o risco de diabetes ou doença vascular, ambos altamente associados à disfunção erétil. O excesso de gordura e um aumento do colesterol e triglicerídeos podem danificar artérias, pode ocluir progressivamente o seu diâmetro e criar complicações, resultando em menos de sangue para o pénis, no momento da estimulação, favorecendo o aparecimento da disfunção erétil.

Evite cigarro e álcool

Outro dos hábitos inimigos da sexualidade é o alto consumo de cigarro ou bebidas alcoólicas, uma vez que também parece aumentar a possibilidade de desenvolver ou manter a disfunção erétil. Foi visto que fumar e beber em excesso pode afetar os vasos sanguíneos e reduzir a circulação, o que dificulta a possibilidade de ter uma boa ereção.

Faça ginastica na região pélvica

Por outro lado, a falta de treinamento do assoalho pélvico pode favorecer um problema nesta área, pois isso é necessário para ajudar a aumentar a rigidez durante a ereção. O exercício desta área ajuda a exercer uma pressão na veia que impede a drenagem do sangue quando a ereção é concluída. Para conseguir isso, é necessário apenas realizar exercícios simples no momento da micção. É necessário contrair e relaxar os músculos para interromper o fluxo de urina, que deve ser repetido várias vezes durante a micção.

Diminua o estresse

Por fim, um estilo de vida com grandes estressores na rotina diária pode interferir na excitação sexual. A ansiedade é um dos principais componentes que tendem a influenciar a disfunção eréctil. A falta de espaços para liberar o estresse, descanso e relaxamento, bem como estratégias precárias de gerenciamento do tempo e de controle da ansiedade, podem gerar dificuldades na esfera sexual e favorecer a disfunção erétil.

Embora as possíveis causas da disfunção erétil possam ser diversas, alguns hábitos de vida bastante comuns podem ter uma influência significativa no desenvolvimento e na manutenção desse problema, trabalhando esses fatores tem como disfunção erétil como evitar. Considere que essas pequenas mudanças e melhorias na rotina diária são recursos simples disponíveis que podem ajudar a prevenir ou combater a impotência, contribuindo para um maior bem-estar do homem e da pessoa parceira.

Comece devagar completando pequenas metas até obter forças para realizar tarefas mais desafiadoras para que você alcance um nível de estilo de vida saudável com qualidade e longe do fantasma da disfunção erétil.