Se a disfunção erétil é causada, na maioria dos casos, por fatores psicológicos, e um dos fatores psicológicos presentes é a ansiedade nas relações sexuais, é essencial que técnicas de relaxamento de redução da ansiedade sejam incluídas no tratamento.

Aprender a controlar a ansiedade e a respiração durante a relação sexual é essencial para que os problemas de ereção não ocorram.

A tensão acaba com uma ereção

Se as fases da resposta sexual no homem forem levadas em conta para que a ereção seja mantida, a vasoconstrição genital do pênis deve ocorrer primeiro. Essa resposta ocorre na fase de excitação e o que acontece é que os tecidos eréteis do pênis se enchem de sangue, obtendo assim uma ereção.

Mas, para que isso aconteça, o sistema nervoso parassimpático precisa ser ativado, que é aquele que está ativo em um estado de relaxamento. Se a pessoa estiver ansiosa, ela terá ativado o sistema nervoso simpático, que bloqueia a vasoconstrição do pênis. Portanto, se o homem está muito ansioso, a vasoconstrição genital não ocorre e, como resultado, há perda de ereção.

O homem tem que estar relaxado e sem medo antes de iniciar as relações sexuais, para isso, é essencial que ele treine em técnicas de relaxamento. O ritmo da sua respiração é um indicador claro de como você está nervoso.

Se o homem está respirando excessivamente no início do relacionamento, ou seja, tomando mais oxigênio do que o corpo necessita, isso gerará mais sintomas de ansiedade que bloquearão sua resposta sexual. Você precisa estar ciente do ritmo respiratório para que possa ser regulado de maneira apropriada. Apenas olhando para ele, sem haver pensamentos que interferem, o próprio sistema regulador do corpo ajustará o ritmo adequado que é necessário para ficar mais relaxado.

Disfunção erétil como lidar com técnicas de meditação

As técnicas de meditação ensinam apenas a observar, vamos interferir pensamentos por um lado e tomar a consciente de como a respirar no fim de toda a situação. Quanto mais se tenta controlar o estado mental antes do ato sexual, mais pressão o homem exerce sobre si mesmo e, consequentemente, fica mais nervoso com medo dos problemas de ereção. As técnicas de meditação ajudam a observar a relação entre pressão e ansiedade, o que facilita uma maior motivação para parar a auto-pressão e, assim, ficar mais relaxado.

Outra vantagem das técnicas meditativas é que elas favorecem um maior abandono e uma liberação nas relações sexuais que farão com que a ansiedade fique em segundo plano e a excitação sexual seja mantida até o fim. É uma maneira inteligente de disfunção erétil como lidar.

Outras técnicas importantes a serem consideradas são o relaxamento muscular de Jacobson e a respiração diafragmática.

Relaxamento e respiração contra a impotência masculina

O relaxamento muscular é aprender a relaxar progressivamente fazendo uma turnê de todos os grupos musculares do corpo. Para isso você tem que criar tensão em cada grupo muscular primeiro e depois soltá-lo.

Isso cria um estado de relaxamento cada vez mais profundo. Se o homem deitado prática este exercício com duração de aproximadamente 15 minutos, uma vez por dia, faz com que o seu corpo se acostume a ser mais relaxado e não fica tão tenso como facilmente quando você precisar de relaxamento no momento do sexo.

Por fim, a respiração diafragmática envolve a respiração mais lenta e mais profunda para alcançar um ritmo respiratório que reduz os sintomas de ansiedade e elimina os problemas de ereção.

Isso acontece, porque aprendemos a controlar que a entrada de oxigênio no sangue é proporcional à produção de dióxido de carbono. Quando isso acontece, o sangue não se torna alcalino e, assim, consegue-se que não haja sensações físicas de ansiedade. Se o homem praticar esse tipo de respiração toda vez que se lembrar, será mais fácil para ele controlar o ritmo respiratório antes de fazer sexo e, assim, ficar mais relaxado, evitando problemas de ereção.

Levando em conta todos os itens acima, fica claro que a ansiedade tem muito peso na disfunção erétil e que uma parte importante do tratamento deve ser destinada a oferecer técnicas que reduzam e regulem os sintomas de ansiedade. Quando de origem física esses métodos são um apoio.

Disfunção erétil como lidar – Técnicas de relaxamento como recurso para problemas de ereção psicológica
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