A síndrome metabólica é uma entidade que foi incorporada à literatura científica há pouco mais de 20 anos e tem sido relacionada a alguns aspectos da urologia, especialmente a disfunção erétil, tendo estabelecido uma correlação entre essas duas entidades. .

Síndrome metabólica

O primeiro nome que dado a esta síndrome foi “Síndrome X”, e foi descrito por Reaven em uma conferência em 1988. Relacionou a presença de resistência à insulina (pré-diabetes), como uma entidade fundamental, com o desenvolvimento desta síndrome.

A definição que mais tarde foi elaborada pela OMS incluiu a resistência à insulina (pré-diabetes) ou diabetes mellitus como principal alteração e, por outro lado, a conjunção destes dois anteriores com um ou mais dos seguintes parâmetros:

Pressão arterial elevada (≥140-90 mmHg)

Hipercolesterolemia (≥200 mg / dL) (colesterol alto)

Hipertrigliceridemia (≥ 150mg / dl) (triglicerídeos elevados)

Colesterol HDL (conhecido como colesterol “bom”) ( ♂ 35 mg / dl e  ♀ 39 mg / dl).

Obesidade central (relação cintura-quadril> 90 cm  ♂ e> 85 cm ♀) e / ou índice de massa corporal (IMC)> 30kg / m².

Mais tarde, há mais variações nas definições de síndrome metabólica, mas todas giram em torno dos conceitos expressos acima.

Disfunção erétil no homem é sintoma da Síndrome metabólica

Mais importante no que diz respeito a síndrome metabólica é a resistência à insulina, uma vez que é responsável pela maior parte dos elementos que compõem o problemas de saúde, tais como hiperglicemia, hipertensão, o aumento da produção hepática de VLDL (um tipo de colesterol) e triglicérides e o acúmulo endotelial de ateromatose (que produz dano aos vasos arteriais que fornecem fluxo sanguíneo).

O paciente com disfunção erétil secundária à síndrome metabólica deve mudar seus hábitos de vida, corrigir a obesidade e realizar os tratamentos apropriados para o restante das patologias.

Esses hábitos, diferentemente dos caracteres genéticos, podem ser modificados Foi demonstrado que o controle do peso por si só claramente favorece o controle de outros fatores de risco, como pressão alta, colesterol e triglicérides, e controle da glicemia.

Mudanças no estilo de vida que podem ajudar

Seja qual for a razão para sentir problemas de ereção ou se você quiser evitar o distúrbio, os especialistas apontam as seguintes dicas para uma melhor saúde e vida sexual mais completa:

Começar a andar

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, andando apenas 30 minutos por dia foi associado a uma diminuição de 41% no risco de sofrer de disfunção erétil. Outras pesquisas sugerem que o exercício moderado pode ajudar a restaurar o desempenho sexual em homens obesos de meia-idade com problemas de ereção.

Comer bem

No Massachusetts Male Aging Study, ter uma alimentação rica em frutas, vegetais, produtos integrais e peixes, com menos carne vermelha e processada e produtos menos refinados, diminuiu a probabilidade de disfunção erétil. Outra distúrbio. Um multivitamínico diário e alimentos fortificados são as melhores apostas para aqueles que absorvem essa vitamina mal.

Preste atenção à saúde vascular

Pressão alta, níveis elevados de açúcar no sangue, colesterol e triglicerídeos elevados podem danificar as artérias do coração (causando ataques cardíacos), o cérebro (causando derrame) e levar à problemas de ereção. Baixos níveis de colesterol bom e uma cintura cada vez mais protuberante também contribuem para problemas cardiovasculares e mau funcionamento sexual.

Perder peso e ficar magro

Uma cintura ajustada é uma boa defesa. Um homem com uma cintura de 106 centímetros é 50% mais propenso a ter disfunção erétil do que um com 81 centímetros, dizem os especialistas.

Conseguir um peso saudável e mantê-lo é uma boa estratégia para evitar ou superar a disfunção erétil. A obesidade aumenta os riscos de doença vascular e diabetes, duas principais causas de impotência. Um excesso de gordura interfere com vários hormônios que também podem fazer parte do problema.

Fortalecer a pélvis

Um assoalho pélvico forte aumenta a rigidez durante as ereções e impede que o sangue saia do pênis ao pressionar uma veia chave. Em um ensaio britânico, três meses de exercícios Kegel em duas sessões diárias, que serviram para fortalecer esses músculos, combinados com feedback físico e conselhos sobre mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, perder peso e limitar o álcool. 

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