O tratamento com antidepressivos é muito eficaz no tratamento de uma condição depressiva, mas será que há uma ligação entre disfunção erétil e antidepressivo? Como lidar com isso.

Há remédios antidepressivos que causam disfunção erétil como efeito colateral em homens. No entanto, existem maneiras de tentar contornar essa situação. A maioria dos medicamentos antidepressivos produz efeitos colaterais na área sexual. Isso afeta a vida sexual do casal.

Não é incomum um individuo abandonar o tratamento em um Transtorno Depressivo quando o antidepressivo produz alterações no apetite sexual de homens ou mulheres.

Remédios antidepressivos que não afetam o sexo, ou obter apenas uma droga Antidepressivo que não afeta o sexo, é um campo atual de pesquisa de empresas farmacológicas.

Seria muito interessante ter um antidepressivo que não causasse problemas de ereção, pois isso evitaria o abandono do tratamento por esse motivo.

A disfunção sexual como efeito colateral pode afetar o relacionamento e a vida de um casal, assim como a qualidade de vida e a autoestima da pessoa que realiza o tratamento e, secundariamente, de seu parceiro.

É verdade que disfunção erétil e antidepressivo poder ter ligação?

Fases do ciclo sexual normal

Um relacionamento sexual consiste em um ato físico, mas também tem conotações emocionais e psicológicas muito importantes.

As fases do ciclo sexual normal são as seguintes:

– Desejo

– Excitação

– Orgasmo

– Resolução

Todas essas fases são apresentadas em sucessão.

Para que todas essas fases possam ser realizadas corretamente, é necessária a intervenção de várias moléculas, como as seguintes:

– Neurotransmissores: Moléculas que atuam no sistema nervoso.

– Hormônios

– Peptídeos

Os medicamentos antidepressivos podem interferir com todas as fases do ciclo sexual normal inibindo (prevenindo) ou aumentando o efeito de ambos os neurotransmissores, hormônios e peptídeos.

Efeitos colaterais dos antidepressivos na área sexual

Há muitos efeitos colaterais dos antidepressivos na área sexual. Os antidepressivos produzem disfunção sexual através dos seguintes efeitos secundários:

– Diminuição do desejo sexual em homens e mulheres.

– Diminuição da excitação sexual.

– Aversão ou rejeição do sexo.

– Disfunção erétil em homens (impotência).

– Ausência de Ejaculação.

– Ejaculação dolorosa

– Atraso ou dificuldade para o orgasmo.

– Ausência de orgasmo

– Dispareunia ou intercurso doloroso.

Os efeitos secundários menos frequentes são os seguintes:

– Diminuição da sensibilidade no pênis.

– Perda de sensibilidade na vagina.

– Perda de sensibilidade nos mamilos.

– Galactrea que é a produção de leite nos seios da mulher não puérpera, ou seja, que ela não teve um bebê.

Os efeitos colaterais mais frequentes dos antidepressivos na área sexual são a diminuição do desejo sexual e o atraso do orgasmo.

– O abandono do tratamento antidepressivo ocorre quando a ausência de orgasmo e a ausência de ejaculação começam a aparecer.

– Incidência de diminuição do apetite sexual causada por antidepressivos

– Nos transtornos depressivos, as alterações na área sexual são quase o dobro das normais.

Além disso, em pessoas que têm um transtorno depressivo, a medicação antidepressiva provoca um aumento nas alterações sexuais em comparação com pacientes com transtorno depressivo que não tomam medicação.

Isso significa que os sintomas na área sexual vão aparecer com mais frequência, já que um quadro depressivo deve sempre ser tratado.

Disfunção erétil e antidepressivo é um problema comum

É verdade que disfunção erétil e antidepressivo poder ter ligação?

A incidência ou número de casos que ocorrem em um determinado período de tempo (por exemplo, um ano) de disfunção sexual secundária à medicação antidepressiva varia consideravelmente entre os diferentes estudos científicos.

Além disso, na consulta médica, a comunicação desse efeito colateral ocorre entre 20 e 40%. Nos últimos anos, a comunicação deste tipo de efeito colateral está aumentando, ainda mais quando o paciente é questionado sobre ele.

A frequência de disfunção sexual com antidepressivos é ligeiramente maior em homens (62%) do que em mulheres (60%).

As remédios antidepressivos que mais frequentemente causam a Disfunção Sexual como efeito colateral são as seguintes:

Paroxetina: 65%.

Fluvoxamina: 59%.

Sertralina: 56%.

Fluoxetina: 54%.

Antidepressivos que produzem problemas de ereção

Antidepressivos que produzem disfunção sexual com mais frequência como efeito colateral são os seguintes:

Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRSs):

Paroxetina

Fluoxetina

Sertralina

Citalopram.

Escitalopram.

Inibidores da Recaptação de Serotonina e Noradrenalina (SNRI):

Venlafaxina

Desvenlafaxina

Duloxetina

Antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos:

Dicas para o tratamento com antidepressivos que causam disfunçãosexual

As dicas a seguir devem ser levadas em consideração e colocadas em prática por homens que são tratados com medicamentos antidepressivos que produzem problemas de ereção.

São os seguintes:

Ocasionalmente, os efeitos colaterais na área sexual podem diminuir após várias semanas de tratamento.

Ocasionalmente, os efeitos colaterais na área sexual podem desaparecer.

Se o medicamento antidepressivo que você está tomando é para tomar uma única vez por dia, é aconselhável fazer sexo antes de tomar o medicamento antidepressivo.

Às vezes, é necessário diminuir a dose da medicação antidepressiva para minimizar os efeitos colaterais da falta de apetite sexual.

Às vezes, é necessário trocar a medicação por outro antidepressivo que produza menos disfunção Sexual.

Retirar a medicação antidepressiva apenas nos finais de semana.

Às vezes é necessário retirar o tratamento com antidepressivos.

Use um antídoto para neutralizar os efeitos colaterais da diminuição do desejo sexual. Neste caso, outro antidepressivo como bupropiona, mirtazapina ou agomelatina pode ser adicionado ao tratamento.

Uso medicamentos que melhorem a função sexual, como o sildenafil (Viagra), o tadalafil (Cialis) ou o vardenafil (Levitra).

Uso lubrificantes vaginais.

Se você tem diminuição do desejo sexual e estão a tomar um antidepressivo que produzem disfunção sexual, olhar para a lista acima e você verificar se está a tomar qualquer um destes medicamentos e então você vê o seu médico. Não fique obcecado e se tiver diminuição do apetite sexual, deve consultar o seu médico assim que possível.

Com este tema você não tem que jogar porque você tem que saber que “não só você sofre, seu parceiro também tem um tempo terrível”.

O consumo de medicamentos antidepressivos aumentou significativamente nos últimos anos, uma questão muito preocupante se você considerar os efeitos colaterais que resultado da combinação disfunção erétil e antidepressivo Disfunção Erétil.

Por último, mas não menos importante, não se assuste em nenhum caso. Os problemas de disfunção erétil devido ao uso de antidepressivos são cada vez mais comuns e têm uma solução.

4.8
22